Oi, chuchus. Hoje quero dividir com vocês alguns aplicativos que uso para editar fotos no celular.
Nesta semana, eu estive conversando muito com minha amiga Carolina que é dona de dois blogs bem legais: o Segredos em Tese (blog pessoal dela) e o Trinity Triomphe (em parceria com Caroline e Júlia, duas meninas bem divosas). Nós comentamos sobre como é complicado editar as fotos que tiramos para o trabalho (Carolina também é fotógrafa) e para os nossos blogs. Trocamos figurinhas sobre aplicativos de edição e eu mostrei alguns que gosto de usar para editar.
Como sou assumidamente (se você não sabia, bom... agora sabe) amante do underground (por muitas vezes hipster sim, por que não?) separei uns apps que gosto de usar para dar uma cara mais grunge/emo/gótica para as fotos.

A foto original é essa aqui em baixo:

Um filtro simples do Snapchat e está sem nenhuma edição
prévia, leia-se: está somente com um filtro daqueles como o de cachorrinho.

A partir da foto acima fui brincando com alguns apps. Vamos lá. Ah, só para deixar claro: meu celular é Android e todos os aplicativos que uso são grátis na Google Play, o que significa que o download deles não é pago, mas isso não excluí que eles tenham serviços que são pagos. Toda a minha edição foi feita com os recursos não pagos dos aplicativos. 

Layout por Instagram: ele é basicamente um app para compilação de fotos. Tem uns recursos simples, como por exemplo: substituição de foto escolhida, espelhar, virar e por borda. Ele permite que você agrupe até oito fotos diferentes, mas eu, geralmente, prefiro usar somente uma porque o app fornece a repetição da foto escolhida de diversas maneiras. O modo como escolhi é esse que forma um quadro 3x3 com a repitção da foto do Snap. O melhor é que ele é super compatível com o tamanho das fotos que podem ser postadas no Instagram (mesmo depois da expansão de tamanho das fotos, o Layout segue o formato quadrado inicial do Instagram.



SLMMSK por Glitché Ltd: acredito que ele dá um ar mais grunge/emo/gótico para as fotos. Existem modos diferentes de uso: editar uma foto antiga ou tirar uma nova. Costumo editar fotos antigas, porém tem dias que gosto de brincar com os filtros que o aplicativo tem. Depois de toda a abertura do app, ele te direciona para a tela com a câmera aberta (já tomei muito susto porque vivo na câmera frontal), e tem uns números onde você pode escolher entre dez filtros para usar. O aplicativo quando usado na câmera frontal faz reconhecimento facial e projeta imagens no seu rosto, como emojis.  Ele tem essa cara de foto antiga ou VHS (fita de vídeo cassete, quem lembra disso?). Ele deixa uma marquinha d'água de data e do app que, na minha opinião, é bem interessante.

Usei a foto do Layout para essa edição
 porque amo muito o resultado. 
O nome desse tipo de efeito/filtro é glitch. Anotem isso para ficarem por dentro das tendências do underground, ou de repente não anote. A vida é sua.

Glitch! por Lucas Grillo: Glitch! é mais ou menos como o SLMMSK. O diferencial são os efeitos diversos que ele tem. No aplicativo anterior você colocava os filtros no rosto em uma foto; já neste aqui, você tem muito mais filtros no estilo glitch e pode brincar muito mais com as fotos. Assim que o app abre ele te fornece uma foto do próprio logo para você teste os efeitos que ele tem. Por sinal, são muitos mesmo e alguns deles são pagos.





Glitchr por Apporio: ele segue o mesmo padrão de Glitch! só que sem nenhum recurso pago. Tem bastante filtros como: VHS (deixa com aspecto de filme antigo), JPEG (baixa a qualidade da imagem, Triangular (torna a foto um emaranhado de triângulos disfocados), entre outros.




8Bit Photo Lab por Ilixia: mais um aplicativo de glitch (devo estar viciada e eu não ligo). Esse é mais complexo de usar, tem que ter uma paciência leve para pegar o jeito. Tem muitos efeitos glitch e muitas mudanças possíveis de se fazer em um simples efeito apenas mudando a escala de cor.


Por essa sexta-feira é isso. O post está com links para os aplicativos (só clicar no nome deles) e links para os blogs da minha amiga Carolina (só clicar no nome dos blogs). As fotos foram compartilhadas no meu Instragram pessoal (@anmiassis) e quem quiser se aventurar em me ver (raramente) no Snapchat é só adicionar AnmiAssis. 

Até o próximo encontro. E tenham paciência comigo sobre a frequência dos posts, pois está difícil para caramba, mas estou tentando. xx


Deixe um comentário