Como você já sabe esse mês é somente sobre livros, então decidi que nada mais justo seria eu dividir com vocês sobre como eu catalogo/organizo os meus livros. Antes de comentar sobre como faço isso, caso tenha perdido algum post do Especial Bienal do Livro, você pode conferir as Parte 1 e Parte 2 ao clicar por seus nomes. 
 No momento, não tenho muito espaço para tê-los enfileirados, lado a lado, em uma estante linda que recobre toda uma parede e... Acho que comecei a sonhar acordada no meio do post. Mea culpa!
 Voltando ao que interessa de verdade. O modo como eu organizo os meus bebês é bem simples e informatizado. Você pode me dizer: "Eu não preciso disso, já tenho tudo organizado no Skoob", mas o Skoob é uma rede social antes de ser um modo de catalogar/organizar os livros. Outro motivo para usar esse método que vou disponibilizar é que você poderá organizar melhor os seus livros e terá essa catalogação offline e será algo pessoal. Por falar em Skoob, podem me achar lá se clicar aqui.
 Agora vamos ao ponto principal, como é que o tal método de organização?
 Eu criei uma tabela interativa no Excel com os aspectos relevantes para a catalogação de um livro somados com umas ideias para dar um toque mais pessoal ao arquivo. As categorias são: título, autor, editora, coleção/série/saga, gênero, língua, status, situação, nota e comentários.
 Explicando o que cada categoria significa:

  • Título - é o nome do livro;
  • Autor(es) - nome de quem escreveu o livro;
  • Editora - nome da editora que publicou o título;
  • Coleção/Saga/Série - livros que tem algum tipo de continuidade podem ser identificados e agrupados por conta de suas categoria;
  • Gênero - identifica qual é o gênero que aquele livro pertence, ex.: romance, comédia, etc.;
  • Língua - é para caso você tenha algum livro que não seja em português, você poder anotar em que língua aquele título está;
  • Status - é o que classificará se o livro foi lido ou não;
  • Situação - é o campo que determinará o se livro foi emprestado ou está com você;
  • Nota - em uma escala de zero a dez, você poderá classificar o livro, caso já tenha sido lido.

Olha uma foto de como fica a minha planilha organizada com os meus títulos.


 Mais uma vez eu serei muito muito legal e vou partilhar com vocês essa planilha bem explicadinha sobre como organizar os livros. Ah, quem perdeu o post da semana passada sobre a minha wishlist de livros para esse evento maravilhoso que é a Bienal do livro, é só clicar aqui para ler e não se preocupe, porque tem um modelo de wishlist na mesma pasta da planilha. Obrigada, de nada!!! 😉


 Então é isso. Ficamos por aqui, mas fique de olho no blog para o post final do Especial Bienal do Livro que está sendo feito durante todo o mês de Agosto. Enquanto você espera pelo novo post, que tal dar uma olhada no meu Instagram e o Instagram do blog, o Twitter, meu  canal no YouTube e os vídeos de Jay & Mi, e escolha onde ler a fic clicando aqui. Beijocas, amora. 🌻

Um Comentário